Entendo e priorizo o esporte como a melhor forma de inclusão social

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Primeira Vila Olímpica do DF é inaugurada

A unidade vai atender aproximadamente 4 mil jovens (Foto: Neylon Jacob)


Em Samambaia com a presença de Pelé e do governador Arruda

O governador José Roberto Arruda, Pelé, as ex-jogadoras de vôlei Leila e Ricarda inauguraram, hoje (16), a primeira Vila Olímpica do DF. A vila está localizada na Samambaia e atende a um dos principais objetivos do GDF, que é oferecer atividades esportivas aos estudantes da rede pública. Serão oferecidas 15 modalidades de esporte numa área total de 22 mil metros quadrados.

“Hoje é um dia especial. Estamos entregando ao povo da Samambaia a primeira Vila Olímpica. A nossa alegria ainda é maior porque temos ao nosso lado Pelé. Ele esteve aqui no lançamento e prometeu voltar na inauguração, cumpriu sua promessa. Obrigado Pelé. Você sabe a importância dessa vila para as crianças da cidade. Você foi uma criança pobre que deu duro para chegar aonde chegou. Hoje você tem a oportunidade de ajudar muitas crianças necessitadas”, lembrou o governador.

A jogadora Leila disse que saiu de Brasília porque não teve oportunidade, mas que agora a situação é diferente. “Agarrem essa oportunidade. A vila chega até você para melhorar a sua vida e lhe proporcionar um futuro melhor”, disse Leila que atualmente joga vôlei de praia, explicando que no final de semana a vila estará aberta para a comunidade, basta pegar convites na Administração Regional da Samambaia.

“Não posso falar muito, pois estou emocionado. Apenas quero dizer que estou feliz e que vou continuar vindo a Brasília para inaugurar outras vilas iguais a esta”, disse o Rei, que parabenizou o jogador Túlio Maravilha que está para conseguir o seu 900º gol.

Batizada com o nome de Vila Olímpica Rei Pelé, a unidade vai atender a aproximadamente quatro mil jovens no turno oposto ao das aulas. O espaço conta com ginásio, duas piscinas semiolímpicas, duas quadras poliesportivas (uma delas coberta), campo de futebol com grama sintética, quadra de tênis, pista de atletismo, equipamentos para musculação, pista para caminhada e churrasqueiras, além de um prédio para a administração.

O Instituto Amigos do Vôlei, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada pelas jogadoras de vôlei Leila Barros e Ricarda Negrão, será o responsável pela gestão da vila. Para manter as vilas funcionando, o GDF vai investir cerca de R$ 300 mil por mês, em cada unidade, valor que deverá cobrir gastos com segurança, limpeza, salário de professores e material.

As primeiras 1.116 vagas que serão abertas são para alunos da rede pública de Samambaia. As inscrições podem ser feitas na Regional de Ensino de Samambaia. A seleção será por ordem de chegada e de acordo com a opção de cada um. No dia 20 começa a inscrição para comunidade (alunos de escolas de outras cidades).

Outras nove vilas serão entregues até abril de 2010: São Sebastião, Brazlândia, Recanto das Emas, Planaltina, Estrutural, Santa Maria, Gama e duas em Ceilândia. Cada uma tem um custo aproximado de R$ 8 milhões.

Veja mais fotos: http://fotosconectividadepress.blogspot.com/2009/10/inauguracao-da-vila-olimpica-rei-pele.html

Um comentário: